Produção de Mel Nacional
Queremos motivar o aumento de produção nacional de mel e produtos apícolas.
2 de Fevereiro de 2018
Um modo de o fazer é juntar as quantidades disponíveis de vários apicultores de modo a conseguir dar resposta a pedidos regulares de maiores quantidades.
Outro é identificar que produtos existem e a sua qualidade de modo a valorizá-los. Para isso fomos descobrir a realidade desta actividade.

Nas últimas semanas, através da nossa Eng. Agrónoma Filipa, preparámos um plano de acção que envolveu o contacto com apicultores, Associações e Cooperativas de produtores de mel e outros produtos apícolas do país.
No dia 24 estivemos presentes no evento da Assinatura do Protocolo - Dinamização Apicultura Sustentável em Loures onde se celebrou um Protocolo de Cooperação entre o Município e a Cooperativa Agrícola de Loures. Este protocolo tem como objectivo a promoção e dinamização da apicultura sustentável no concelho, e a realização de um levantamento de terrenos do município disponíveis, para ser disponibilizados para a prática da Apicultura pelos apicultores da Cooperativa. Uma iniciativa que é de louvar, que mostra uma mudança de mentalidades para a cooperação.
Descobrimos que é um mercado muito delicado, onde existem realidades muito diferentes a nível de processo de produção e qualidade do produto final.

Do levantamento que fizemos concluímos que neste momento ainda existem mais de 60 toneladas disponíveis para venda a granel, sem contar com a restante quantidade embalada em menores e diversos formatos. A próxima época de produção será na primavera estando o Mel disponível a partir de Junho/Julho.

2017 foi um ano muito difÍcil, dadas as condições climáticas (elevadas temperaturas e pouca chuva, levando a baixos valores de humidade) e os incêndios que levaram a uma redução da produção, em algumas zonas de até 60%.

Esta actividade enfrenta muitas dificuldades, em que os produtos portugueses muitas vezes não conseguem competir com produtos de outros países de baixo custo e de menor qualidade, como é o caso do mel vindo da China, ao qual muitas vezes lhe é adicionado açúcar.
Com relações estabelecidas estamos preparados para ajudar os nossos apicultores a escoar os seus produtos logo, caso tenham interesse ou saibam de alguém que o tenha, contactem-nos pelo e-mail: info@planafarm.com , que temos todo o gosto em pôr-vos em contacto com o apicultor ou associação mais indicado

Acompanhando mais de perto as necessidades deste sector, podemos motivar o crescimento da actividade valorizando assim a alta qualidade do mel português a nível nacional e internacional.
Contra todas as adversidades, os nossos apicultores esforçam-se cada vez mais para fazer produtos de óptima qualidade, e características dignas de distinção.

Existem vários produtores com certificação de Agricultura Biológica, como o "Mel do Parque" de Montesinho.
Contra todas as adversidades, os nossos apicultores esforçam-se cada vez mais para fazer produtos de óptima qualidade, e características dignas de distinção.

Existem vários produtores com certificação DOP como é o exemplo do Mel DOP Ribatejo Norte.
Left
Right
Made on
Tilda